As festas natalinas são recheadas de afeto, boas lembranças, presentes e sabores. Um bom mineiro como eu não abre mão de ter no menu um queijo para acompanhar os comes e bebes.
O queijo é um alimento delicioso que combina com todo tipo de prato e também sobremesa. Isso não é segredo para ninguém.
E para deixar sua festa ainda mais saborosa, separei algumas sugestões de como usar essa delícia em seu almoço ou jantar de Natal. Para quem não sabe, além do Curta Lagoa sou idealizadora de um portal que só fala de queijos: o Portal do Queijo. e sou colunista da revista Cerveja de Todos os Jeitos do Clube do Malte. Não poderia de deixar aqui uma dica para vocês.
É preciso antes de montar qualquer prato, verificar o estilo do queijo como, por exemplo, se são queijos azuis, que possuem o fungo “penicillium roqueforti” na massa – Gorgonzola e o Roquefort.
Os de Mofo Branco” como o Camembert e o Brie. E várias outras opções (você encontra uma descrição de vários queijos no link.
Sempre varie na hora de montar a tábua e opte por um de cada característica. É interessante servir também com patês, geleias, mel, cenouras, frutas secas, castanhas, dentre outras iguarias.
Mas qual a quantidade? Separe a quantidade ideal para cada pessoa que consome, em média, 150g.
Queijo combina com Cerveja, claro!
Você que é fã de uma loira gelada, aprenda a harmonizar com a bebida, conforme dicas do próprio Clube do Malte:
Pilsen – Harmoniza com: Queijos frescos, como ricota, feta e mozarela que são queijos leves, doces, refrescantes e cítricos, combinam bem com a leveza desse estilo.
English Pale Ale – Queijos semi macios como o Asiago e o Colonial, combinam bem com essa cerveja, devido a sua densidade de paladar que vai de encontro com o corpo e características de malte dessas cervejas.
Weizenbier – Harmoniza com: queijos de cabra. Os queijos feitos a partir do leite de cabra apresentam paladar mais ácido e por semelhança combinam bem com cervejas do tipo weissbier.
Stout – Queijos azuis como Roquefort, Gorgonzola e Stilton, que apresentam sabores mais intensos, salgados e bem gordurosos, combinam com a doçura, para equilibrar com o salgado e o amargor tostado para limpar o paladar.
Um brinde!