2020 é um ano de eleições municipais e gostaria de compartilhar com vocês que votarão em Lagoa Santa uma pesquisa realizada pela Datafolha em dezembro de 2019, intitulada de INDICADORES DE REDES SOCIAIS E COMPORTAMENTO POLÍTICO.
Três em cada quatro (74%) brasileiros com 16 anos ou mais têm conta em redes sociais, considerando somente a adesão ao Facebook, Twitter, Instagram e Whatsapp. O mais popular entre eles é este último, que chega a 71% da população adulta do país. Na sequência aparecem Facebook e Instagram – os dois da mesma empresa que controla o aplicativo de mensagens –, usados por 60% e 42% dos brasileiros, respectivamente. O Twitter aparece num patamar abaixo, com 14%. Os mais jovens são mais presentes em todas as redes consultadas. No Whatsapp, são 90%; no Facebook, 85%; no Instagram, 76%; e no Twitter, 29%. Esses percentuais caem gradualmente conforme o avanço da faixa etária, e na parcela de quem tem 60 anos ou mais, por exemplo, apenas 26% têm Facebook, e 10%, Instagram.
MAIORIA ACREDITA QUE REDES DÃO VOZ À SOCIEDADE, MAS TAMBÉM PROMOVEM MENTIRAS – Em diferentes graus, uma porção majoritária dos brasileiros acredita que as redes sociais ajudam a promover grupos que não têm voz na sociedade, mas também servem para distrair e espalhar mentiras. A parcela dos que concordam que “as redes sociais ajudam a dar voz a grupos que não têm espaço na sociedade” é de 77%, incluindo aqueles que concordam totalmente com a afirmação (50%) e aqueles que concordam em parte (27%). Há 19% que discordam (8% em parte, e 11% totalmente), 1% que não concordam nem discorda e 3% que não opinaram a respeito.
43% VEEM REDES COMO MUITO IMPORTANTES PARA INFLUENCIAR POLÍTICOS – A importância das redes sociais na política também foi medida, e 54% avaliaram que elas são muito importantes para “fazer com que os políticos prestem atenção no que as pessoas estão discutindo”. Uma parcela de 32% disse considera as redes sociais um pouco importantes nesse papel, e para 13%¨são nada importantes, além de 1% que não opinou.
Confira abaixo alguns gráficos dessa pesquisa.
Conheça a pesquisa na íntegra . E para você, como vê a divulgação eleitoral? Gostaria de saber pelo Curta Lagoa informações sobre as eleições da cidade? Compartilhe comigo.