Não é necessário falar da situação atual mundial. Basta ligar seu celular que uma avalanche de informações faz sua mente entrar em paranoia. Em tempos de crise o ser humano busca se apegar em dados, informações, quer se proteger a qualquer custo e com isso deixamos por vezes nosso lado racional de lado.
O medo ele aparece quando somos deslocados de nossa segurança, quando a incerteza se torna real. Ao acordar e não saber ao certo o que irá ocorrer nos tornamos vulneráveis. Essa vulnerabilidade nos leva a ser menos racionais, nosso sistema mais primitivo é acionado e nossas ações são focadas apenas para a sobrevivência.
A ansiedade surge quando acumulamos diversos medos e começamos a criar um universo paralelo de possibilidades, baseado principalmente, em fatos destrutivos e negativos. Neste momento de incertezas e confinamento não é difícil ser acometido pela ansiedade, mas é possível evitá-la com algumas medidas simples.
- Entenda o que está em seu controle
Não está em nosso controle o término da pandemia, acalmar a economia, nem tampouco encontrar uma cura. Busque focar naquilo que você pode mudar, na forma de evitar de se contaminar, em buscar soluções para seu negócio e formas de superar os obstáculos.
- Aquilo que você resiste persiste
Quanto mais você resistir às mudanças mais difícil se torna o momento, mais angústia você terá. Aceite o que está ocorrendo, busque aprender com essa nova realidade. Avalie suas prioridades. Existe uma frase muito boa para o momento – “ A dor é necessária, o sofrimento é opcional”.
- Desenvolva sua espiritualidade (medo da morte)
Muitas pessoas ficam ansiosas por conta do risco de morte. A morte é uma consequência real para a pandemia, mas sofrer pelo risco não ajuda em nada. Fortaleça sua espiritualidade. Aproveite o tempo em casa para meditar e fazer suas orações. Ter fé é fundamental para projetar um futuro próspero.
- Não subestime sua capacidade
Você é capaz de superar esta situação. Existe uma regra chamada 10/90. A regra 10/90 diz que apenas 10% é o que acontece e 90% é o que fazemos com isso. Então, de maneira aplicada, 10% é essa crise e 90% é o que vamos fazer em relação a ela. O que você vai fazer com a crise, buscar novas oportunidades ou naufragar no desespero?
- Cuide de sua saúde
Ficar negativo a cada 5 minutos faz você baixar a sua imunidade por 6 horas. A preocupação é a mau gerenciamento da imaginação. O que significa isso? Quando a pessoa não é ativa na imaginação, ela se torna passiva e enche a cabeça de preocupação. Além disso aproveite o tempo de reclusão para criar novos hábitos de saúde como melhorar a alimentação, fazer exercícios ou tomar mais água.
- Procure ajuda quando precisar
Procure ajuda caso sinta-se mal, caso não consiga um autogoverno da suas emoções neste momento. Procure a ajuda de psicólogos, terapeutas e coaches. Não tenha vergonha de pedir ajuda, tenha vergonha de não cuidar de si.
Para você sair do caos você precisa ter um plano. Mas por quê? Para não ficarmos à deriva. Então o plano que você fez para esse ano não vai funcionar, ok, você não tem que reclamar porque ele mudou de rota, você tem que escrever outro e se forem novamente frustrados você escreve outro, o importante é não andar à deriva.
Se você estiver se sentindo perdido, sem planos, emocionalmente frustrado ou desequilibrado, eu quero te ajudar! Entre em contato a qualquer hora pelo meu Whatsapp 31 99289-0555 ou pelo e-mail todosjuntos@coachluisantonio.com.br. Irei te ajudar com 2 sessões de Coaching On-line a dar os primeiros passos nessa nova fase que virá GRATUITAMENTE, apenas deverá cumprir os requisitos abaixo:
- Ser profissional autônomo ou empresário
- Ser da região Metropolitana de Belo Horizonte
- Responder para mim porque eu devo ser seu Coach neste momento.