Escovar os dentes é um hábito fundamental para a saúde. Portanto, desde cedo temos que incentivar os pequenos a cuidar da higiene bucal.
A hora de escovar os dentes pode ser um momento chato e entediante para as crianças. Algumas vezes elas não gostam da sensação da escova, do gosto da pasta de dente, ou mesmo não querem parar a atividade que estavam fazendo anteriormente. Por esse motivo, muitos pais têm dificuldades de convencer seus filhos a serem participativos no momento da escovação.
Algumas práticas para conseguir despertar nos pequenos o prazer de escovar os dentes são possíveis de serem adotadas. São elas:
1 – Hábito
É fundamental que os pais comecem a cuidar da higiene oral de seus filhos desde o seu nascimento.Com a erupção dos dentes, as crianças sentem muita dor e desconforto, o que pode ser aliviado com massagens nas gengivas e uso de mordedores.
A limpeza pode ser iniciada mesmo antes do nascimento dos dentes, com uma gaze umedecida passando por toda a gengiva do bebê. Já a escovação dos dentinhos deve ser iniciada tão logo eles apareçam. Essas manobras são muito importantes para prevenir o surgimento de cáries e fazer com que seu filho adquira o hábito de sentir o toque na cavidade oral e de cuidar da saúde bucal.
2 – A Escova de dentes deve ser adequada à faixa etária
O formato e maciez das cerdas devem estar de acordo com o tamanho da criança para que a experiência da escovação seja agradável. Essa indicação de idade vem na embalagem da grande maioria das marcas.
A escova ideal para crianças deve ter cabeça pequena, cerdas macias e com cabo adequado para facilitar os movimentos pelo adulto e estimular a criança a segurá-la.
3 – Troca da escova no momento adequado
É muito comum que crianças pequenas mordam as cerdas das escovas. Desta forma, é preciso trocá-las com frequência, com um intervalo menor que os três meses que são recomendados, para que as cerdas não traumatizem a mucosa da criança, que é muito delicada.
Uma boa dica é ter duas escovas: uma para treinar e outra para que a mãe faça uma escovação eficaz.
4 – A pasta de dente não deve ter sabor forte ou desagradável
Use pasta de dente infantil, com uma concentração de flúor própria para as crianças (1.100 ppmf) e sabor agradável.
É recomendado usar pasta com flúor mesmo para crianças bem pequenas. Esse tipo de pasta deve ser administrada por um adulto, que precisa incentivar a criança a não engolir o creme dental, já que o excesso de ingestão de flúor pode prejudicar a futura dentição.
Também por esse motivo, deve-se utilizar uma quantidade mínima de creme dental: meio grão de arroz para crianças com até 8 dentes presentes na boca, um grão de arroz até 3 anos, que é a idade que as crianças começam a aprender a cuspir, um grão de lentilha a partir de 3 anos e aumentando a quantidade gradativamente a partir dos 5 anos.
5 – Utilize artifícios lúdicos
Os pais devem ser insistentes e buscar maneiras de convencer os filhotes de que a escovação pode ser um momento divertido e prazeroso.
A melhor estratégia é fazer desse momento especial: pode brincar, contar até dez em cada grupinho de dentes – atrás, na frente, no “sorriso”, nas laterais – de cima pra baixo, de baixo pra cima, de dentro pra fora e de fora pra dentro. Vale cantar músicas, contar histórias, brincar de caça ao bichinho… Isso faz com que a criança veja a escovação como uma brincadeira e tenha mais vontade de participar.
Ao final, não se esqueça de comentar como ficou branquinho e sinta o cheirinho como ficou bom.
Quando seu filho começar a ter dentes um ao lado do outro, já inicie o uso do fio dental para tirar restos de alimentos e remover a placa bacteriana.
Além disso, explique ao seu filho desde cedo o quanto é importante ir ao dentista e dê o exemplo. Com a idade de 2 anos já deve acontecer a primeira visita.
Com paciência e dedicação, é possível fazer com que as crianças gostem de escovar os dentes – e garantir que seu filho tenha sempre um sorriso lindo e saudável!