A sociedade passa por um período crítico, em que os conflitos relacionados à saúde acometem os pensamentos frequentemente. Nesse contexto, o acesso à vida saudável e com a segurança que necessitamos, é essencial para nos mantermos ativos e focados em nossos objetivos de longo prazo.
Nesse cenário, os programas de atividades físicas ao ar livre e em contato com a natureza têm ganhado grande relevo. Assim, os benefícios obtidos com a prática não se limitam apenas ao corpo, mas são extensivos também à mente, proporcionando um refúgio distante do cotidiano e próximo das raízes verdadeiras do ser humano.
Entretanto, a modalidade outdoor tem suas exigências, o que pode, a princípio, constituir um empecilho para sua prática. Nos grandes centros urbanos nem sempre é possível encontrar áreas com o ambiente propício ao treino; existe também o cuidado quanto às condições climáticas e aos períodos do dia mais adequados para realização da atividade; os critérios relativos à segurança e ao risco de acidentes também devem ser ponderados.
Nossa cidade oferece locais que favorecem muito o treino outdoor, tornando possível o desenvolvimento de modalidades que atendem aos mais variados gostos e adequam-se aos diferentes níveis de condicionamento. Somando-se a nossa vantagem geográfica, o auxílio de profissionais qualificados, dando suporte e orientações, tornam as atividades ao ar livre prazerosas e seguras.
De fato, estudos têm reconhecido os benefícios físicos e psicológicos dos exercícios outdoor, particularmente em contato com a natureza. Um deles, realizado com 282 participantes, os resultados mostraram que praticantes de exercício nas modalidades outdoor alternando com atividades indoor relataram mais emoções positivas e melhor bem-estar quando comparados com os praticantes de exercícios indoor exclusivamente. Ademais, a conectividade com a natureza é um dos fatores de bem-estar daquele grupo.
Logo, para quem busca uma atividade física em contato com a natureza e que gostaria de ter mais ânimo para treinar e obter mais prazer na prática do exercício, uma das opções elencadas a seguir pode suprir essas expectativas:
– Corrida de rua
– Trail run
– Triathlon e Cross triathlon
– Mountain bike
– Trekking
– Canicross
Independentemente da modalidade escolhida ou do objetivo pessoal, são recomendadas avaliações médica e física para saber da aptidão para se iniciar uma atividade esportiva. Além disso, os treinos precisam da orientação de um profissional de Educação Física, pois as atividades outdoor podem ser uma grande exigência para o corpo, o que torna o planejamento fundamental para que se consiga treinar com segurança e conquistar os resultados esperados.
Importante destacar, por fim, que neste período de enfrentamento da pandemia causada pelo novo coronavírus, precisamos observar as recomendações sanitárias; mesmo nos treinos em locais isolados, deve-se manter o distanciamento e sempre utilizar máscaras para proteção.
Igor Marcio de Souza
(Fundador da IM3 assessoria e triatleta)