Isolamento social pode ser uma porta de entrada para novas ideias ou aumento de conflitos; saiba como equilibrar as situações
Para diversos casais, o isolamento social tem sido uma época de novas possibilidades. Alguns, que já eram parceiros na vida profissional, agora buscam formas de driblar a crise. Por outro lado, os que antes trabalhavam separados, agora aproveitam o momento para idealizar novos projetos a dois. Porém, é preciso agir com estratégia e cautela para que o estresse e todas as consequências da pandemia de Covid-19 não se transformem em estopim para diversos desentendimentos na relação.
Eu e o André Bax, meu sócio e sortudo marido, possuímos bastante experiência nesse assunto. Juntos, idealizamos o nosso próprio negócio (Instituto EVEX) e o meu segundo (pois há 33 anos iniciei o Decisão Atacarejo com a minha família), e trabalhamos diariamente dividindo todas as situações profissionais e pessoais. Não foi muito difícil a adaptação durante o isolamento social. Primeiramente, é preciso esclarecer que vida pessoal e profissional não andam juntas, mesmo que o casal esteja lado a lado o dia todo. Entre os relatos que geralmente ouvimos nossos cursos e treinamentos, o principal motivo de conflito é exatamente a dificuldade em separar as duas coisas.
É muito importante estabelecer horários, mesmo trabalhando em casa na quarentena. Não menos, ter uma carga horária de trabalho definida e, quando terminar, evitar ao máximo falar sobre esse assunto. É preciso aproveitar o momento de descanso para se divertir, apreciar a companhia um do outro e conversar sobre outros assuntos que tirem o foco do trabalho.
Caso aconteça algum desentendimento, o melhor caminho é o diálogo. Não existe relacionamento perfeito e quando se trabalha com o próprio companheiro é normal surgir alguns conflitos. Porém, o segredo para manter a relação e a empresa de maneira saudável está no diálogo. É importante saber ponderar e refletir quando algo realmente é importante. Entenda o lado do outro e pense em como aquilo irá afetar sua vida em todos os aspectos.
Com a quarentena e as dificuldades que muitas empresas têm enfrentado, casais que antes nem imaginavam empreender, agora estão buscando esse meio para se reerguer em meio à crise. É sim uma excelente forma de gerar oportunidades em momentos difíceis. Nada melhor que trabalhar com quem se ama, não é mesmo? Mas, em meio ao momento difícil, essa decisão deve ser pensada com cautela. Não basta simplesmente criar um negócio. É necessário fazer o planejamento, entender em qual área cada um se sai melhor para usar todas as habilidades e conhecimentos da forma certa. E, como citado anteriormente, é preciso dialogar e estabelecer um limite entre vida pessoal e profissional.