E vai começar um dos eventos esportivos mais importantes do mudo! As olimpíadas de Tóquio prometem muita emoção! Entre 23 de julho até 8 de agosto de 2021 nosso coração vai bater mais forte, torcendo pelos atletas brasileiros a conquistarem medalhas para o nosso país!
E quero destacar um esporte que nós aqui da terrinha temos que acompanhar de perto, afinal, Lagoa Santa tem o privilégio de ser o “QG” de treinos do campeão Isaquias Queiroz. Quem nunca passou pela orla da lagoa central e não se deparou com a cena dele e de sua equipe treinando?
Foto: Maria Helena – Fotograff
Então, anote na agenda, entre os dias 02 e 7 de agosto acontecem as provas de canoagem de velocidade.
Com a medalha de bronze conquistada no Mundial no C2 100m, Isaquias Queiroz e seu parceiro Erlon de Souza garantiram a classificação para Tóquio, mas, por conta de uma lesão do companheiro, o três vezes medalhista na Rio-2016 será acompanhado por Jacky Godman nos Jogos de Tóquio. Eles disputarão as provas do C1 1000m masculino e C2 1000m masculino.
O percurso da canoagem velocidade será realizado no Sea Forest Waterway, local à beira-mar, localizado próximo ao centro de Tóquio. Serão 12.800 lugares para espectadores. Após os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, o local será usado para competições internacionais de canoagem e de remo.
Em Pequim-2008, o Brasil estreou em eventos na canoa com o atleta Nivalter Santos. Mas a primeira medalha olímpica só veio na Rio-2016. Aliás, logo de cara vieram três medalhas. Isaquias Queiroz fez história ao se tornar o primeiro atleta brasileiro a conquistar três medalhas olímpicas em uma mesma edição dos Jogos Olímpicos. Ao lado de Erlon Souza, Isaquias foi prata no C2 1000 m. Na canoa individual, o fenômeno brasileiro da canoagem velocidade foi prata nos 1000 m e bronze nos 200 m.
Confira a programação da prova de canoagem velocidade.
Entenda sobre a canoagem velocidade
A canoagem velocidade é praticada em curso de águas calmas, onde corridas são disputadas por dois tipos de barco, a canoa (C) e o caiaque (K). Os competidores são divididos em raias e quem primeiro cruzar a linha de chegada é declarado o vencedor. Em uma canoa, o remador compete apoiado em uma das pernas e usa um remo de lâmina única. Já o remo de lâmina dupla é usado no caiaque, onde o canoísta fica sentado. A canoagem, acima de tudo, é uma forma de transporte milenar que foi evoluindo até ser praticado no formato de competição. As competições olímpicas são disputadas em três distâncias: 200 m, 500 m e 1000 m. As provas de canoagem velocidade são realizadas individualmente, em duplas e em equipes de até quatro canoístas.
Sucesso campeão!
*Fonte: site Olimpíada todo dia