Desta vez vamos falar sobre mitos e verdades sobre o Invisalign®. Nesse post vamos esclarecer seis dúvidas sobre esse aparelho que continua fazendo a cabeça de muita gente.
Vamos lá?
1 – Invisalign® só funciona para casos simples?
Mito!
Quando o Invisalign® surgiu no mercado realmente ele só tratava de casos mais simples de alinhamento. Mas hoje em dia, após muitos anos de investimentos em tecnologia e estudo e apoiado em um banco de mais de 10 milhões de pacientes tratados, esse sistema atende todos os casos que seriam tratados, por exemplo, com aparelho ortodôntico fixo convencional.
São incluídos inclusive casos com extrações e casos que necessitam de cirurgia ortognática.
2 – O Invisalign® é igual aos alinhadores nacionais?
Mito!
O Invisalign® também é um alinhador, isso é fato, logo pode ser colocado no conjunto dos alinhadores para tratamento ortodôntico. O que difere os aparelhos nacionais para o Invisalign® é a tecnologia.
Podemos afirmar, sem sombra de dúvidas, que ele está anos-luz à frente dos alinhadores nacionais quando falamos de tecnologia. É fabricado por uma empresa com mais de 20 anos de mercado e que investe constantemente na melhora de seu aparelho.
O material utilizado possui a tecnologia Smart Track®. Eles fazem com que os alinhadores sejam mais confortáveis, mais fáceis de colocar e tirar e possuem maior estabilidade contra deformações.
Além disso o software Clincheck® permite ao ortodontista mapear o percurso do seu novo sorriso, inclusive as menores mudanças:
- A interface visual 3D permite que o doutor personalize seu tratamento
- O algoritmo ajuda a calcular a exata quantidade de força para a movimentação de cada dente
- O software, com dados inseridos pelo seu ortodontista, ajuda a garantir que cada dente se mova na ordem correta e no momento certo
Ainda como diferencial, o Invisalign® possui os attachments SmartForce®, que são pequenas peças, da mesma cor do dente, anexadas antes ou durante o tratamento. São como puxadores, dando aos alinhadores algo para exercerem uma leve pressão. Os alinhadores Invisalign® se ajustam fácil e firmemente ao redor delas discretamente.
E por fim, o Invisalign® permite o avanço mandibular a fim de corrigir maloclusões de Classe II em pré-adolescentes e adolescentes.Uma maloclusão de Classe II ocorre quando a mandíbula superior e a mandíbula inferior não se alinham. Se a mandíbula inferior estiver muito para trás, o doutor pode precisar movê-la para frente, antes de alinhar os seus dentes.
Os alinhadores transparentes Invisalign® com avanço mandibular, tratam o alinhamento dos dentes, enquanto as Precision Wings movem a mandíbula inferior para frente.
3 – O Invisalign é caro?
Mito!
O que precisa ficar bem claro e específico é com o que se vai comprar. É evidente que se você comprar com um tratamento com braquete metálico convencional o custo vai ser maior.
Mas, se comparado com os aparelhos invisíveis, como os aparelhos de ortodontia lingual, ou mesmo com o tratamento com aparelhos auto ligados, poderá certificar que os preços são bem similares.
O ‘xis’ da questão é comparar tratamentos e aparelhos que possam oferecer benefícios parecidos, ou seja, da mesma categoria. Aí, você verá que se tratar com o Invisalign® não é caro.
4 – Após realizar meu tratamento com invisalign será preciso usar contenção?
Verdade!
Quando o paciente passa por qualquer tratamento ortodôntico, independentemente do tipo de aparelho, o uso da contenção será obrigatório.
O uso da contenção é primordial para evitar a recidiva do tratamento, para que os dentes não voltem a entortar.
5 – Quem tem implante pode usar invisalign?
Verdade!
Qualquer paciente que possua implante na boca pode fazer o tratamento com o Invisalign® sem receio algum. E isso é possível porque durante o planejamento do caso, o ortodontista já analisa e marca os dentes que não podem sofrer movimentação, isto é, aqueles com implante.
Dessa forma, com tudo planejado antecipadamente, os dentes implantados não sofrerão força ortodôntica.
6 – Crianças e Adolescentes podem usar o Invisalign®?
Verdade!
Para as crianças que estão na fase de troca dos dentes, existe o Invisalign First.
Nesses casos, os alinhadores já são enviados com uma guia de erupção, que faz com que os dentes ‘nasçam’ no lugar certo, no local ideal.
Outro ponto positivo é que os alinhadores para os adolescentes possuem marcação para que os dentistas (e também os pais) fiquem sabendo se os aparelhos estão sendo usados corretamente.
E aí, gostou do post? Deixe seu comentário ou pergunta!