Você quer saber mais sobre alimentação natural para cães?
Confira entrevista que eu concedi para a tia Lorenza, aqui no Curta Lagoa.
Curta Lagoa: O que é alimentação natural balanceada?
F – É um rango delicioso, feito com carnes e vegetais, na justa proporção de proteínas, carboidratos, gorduras saudáveis e vitaminas que os pets necessitam. Chama-se balanceada porque todos os ingredientes são submetidos à balança, após passar pela panela, para ficar na exata proporção.
Curta Lagoa: Quanto deve ser oferecido a cada animal?
F – Flocos Saudáveis devem ser oferecidos em quantidade proporcional ao peso e idade do animal. Se o seu cão pesar entre 1 e 5 kg, deve receber entre 65 e 220 g diários de Flocos Saudáveis, observando-se que o animal mais novo dispende mais energia que o mais velho.
Para cães entre 6 e 10 kg, ofereça entre 255 e 375 g diários de Flocos Saudáveis. São sugestões que servem de orientação no primeiro momento e podem ser ajustadas a cada caso. Qualquer dúvida, um médico veterinário sempre deve ser consultado. Para o meu irmão de criação, que meus pais adotaram porque a família o abandonou, o Fred, há necessidade de limitar a quantidade, porque, ao que tudo indica, ele já passou fome e, em consequência, é muito guloso e quer comer tudo o que vê.
Curta Lagoa: Como Flocos Saudáveis devem ser conservados?
F – A conservação deve ser feita em freezer, com temperatura inferior a -14 graus. Na geladeira, descongelado, o produto só pode ser conservado por 3 dias.
Curta Lagoa: E como promover o descongelamento?
F – Há diferentes maneiras, mas a mais simples é deixar na geladeira, na parte baixa, por 18 e 20 horas. Você também poderá usar o banho-maria. Eu prefiro quando o meu rango, já descongelado, vai ao micro-ondas por 15 a 20 segundos. Observe que Flocos Saudáveis não podem ser submetidos a temperaturas superiores a 40° C, sob pena de prejudicar seu valor nutricional.
Curta Lagoa: O cão acostumado a ração Super Premium aceita bem Flocos Saudáveis?
F – Não só aceita como vai atacar vorazmente. Uma amiga minha, que é gata, gatíssima, a Marie da tia Rita, sequer olhou para a tigela da ração. Para evitar que a mudança provoque algum impacto desfavorável, programe transição entre ração e Flocos Saudáveis ao longo de uma semana, acrescentando, a cada dia, um percentual adicional de Flocos Saudáveis. Mas note que seu pet não vai gostar da minha sugestão e, por isso, peço que não me denuncie. Eu não posso ficar mal na fita.
Curta Lagoa: Que dificuldades a alimentação natural balanceada pode apresentar?
F – Não há nada perfeito no mundo, mas os inconvenientes são mais fáceis de superar que a defesa seteaúnica do Brasil:
– Alguns cães podem não aceitar mais a ração;
– Os cães que usarem barba e bigode vão ficar sujos;
– Alguns cães vão aparentar estar sempre com fome.
Curta Lagoa: Num jantar de família como ficam os mais velhos?
F – O Bob, meu bisavô, que mora com a tia Cristina, é quem tem a palavra final. Ele ficava cobiçando a ração mas, por falta de dentes, não conseguia comer direito. Você entendeu a questão? Quando conheceu Flocos Saudáveis o velho ficou feliz. A tigela de Flocos Saudáveis era o melhor rango de sua vida. O velho remoçou quase 20 anos. OPS! Talvez não seja tanto. Você vai privar os seus velhos de provar Flocos Saudáveis?
Curta Lagoa: O que você pessoalmente, quero dizer, caninamente, come no dia a dia?
F – Eu como 200 g de Flocos Saudáveis, divididos em duas porções, mais uma tigela de melancia. Mas essa quantidade aumenta todo mês, porque eu estou crescendo e aumentando de peso, mas sem ficar gordo. Como também alguns biscoitos caninos que minha mãe faz e moela e filezinho de frango desidratados, como petiscos, quando eu me comporto. Duas vezes por semana eu como ovos mexidos e iogurte natural. Minha mãe fala que é para aumentar as “bactérias boas” no meu organismo.
Curta Lagoa: Que benefícios a alimentação natural pode trazer para o pet?
F – Entre as mudanças visíveis incluem-se fezes reduzidas, mais secas e com odor discreto; pelos mais macios e brilhantes e o fim da reluta em se alimentar. Outras mudanças você terá dificuldades em perceber: carga glicêmica menor e proteção do sistema urinário e rins.
Curta Lagoa: Você que come tudo do bom, diga do que gosta mais.
F – Eu gosto é de ficar com a minha mãe, que me dá tudo de bom e muito carinho.