No próximo mês começam a ser pagos os abonos do PIS/Pasep 2023.
Um dinheiro extra para cerca de 23 milhões de brasileiros.
O valor pode variar entre R$ 110,00 e R$ 1.320,00, dependendo da quantidade de dias trabalhados em 2021. Quanto mais dias, maior o valor, sendo o mínimo de 30 dias trabalhados, consecutivos ou não, para ter direito ao benefício.
Para que esse dinheiro simplesmente não “evapore”, é necessário usá-lo com sabedoria e estratégia.
O primeiro ponto é verificar a data que o valor estará disponível.
Os pagamentos iniciam em 15/02/2023 até 17/07/2023 e variam conforme seu mês de aniversário, mas podem ser sacados até o dia 28/12/2023.
Eu, como consultora financeira, gostaria de recomendar para todos meus clientes, ouvintes e leitores, que aplicassem o recurso para aumentar ou iniciar suas reservas financeiras.
Mas, como sei que essa realidade é longe da maioria das pessoas, segue minha orientação por ordem de prioridade:
1. Pague suas dívidas. Se você esta devendo o banco, cartão de crédito, ou tem contas em atraso, verifique as possibilidades de pagamento (de preferência com um bom desconto), e se livre daquela dívida. As contas com juros mais altos ou com risco de perda de patrimônio, tem prioridade aqui.
2. Antecipe o pagamento de impostos ou tributos com desconto.
3. Invista no seu conhecimento. Essa grana pode ser um “pontapé” inicial para um novo negócio ou empreendimento.
4. Comece ou aumente suas reservas financeiras: Procure um investimento que seja adequado para seu perfil e momento de vida. Se você esta começando, uma boa estratégia é aplicar o recurso em uma conta separada para evitar de cair na tentação e usar o dinheiro com supérfluos.
O PIS/Pasep é um benefício pago para trabalhadores da iniciativa privada, com carteira assinada, que receberam até dois salários-mínimos mensais em média, além dos servidores públicos. Para ter direito é necessário estar inscrito no PIS/Pasep a, pelo menos, cinco anos.
Empregadas domésticas, trabalhadores rurais ou urbanos empregados por Pessoa Física não têm direito ao valor.