Sabemos que existem muitos alimentos que harmonizam com o café, como cookies, tortas, bolos, queijos e pães. Assim como o vinho, o café é uma bebida muito versátil, servindo como ingrediente no preparo de diversos tipos de receitas, doces e salgados. Por isso, vale a pena entender um pouco mais sobre harmonização de café. No entanto, prestar atenção nessa combinação ajuda a deixar as refeições mais prazerosas.
Mas o mais importante é saber primeiro as cinco características do café:
Corpo: É a textura do café que varia de consistência de água até cremosa. Tudo depende da variedade dos cafés especiais, por serem de qualidade superior.
Acidez: É o quanto o café faz você salivar ao ser bebido.
Retrogosto: É o gosto após ser tomado. Baunilha, caramelo, castanhas ou um leve amargor.
Doçura: É o quão doce é o café. Depende do grão de torra. Quanto menos torrado mais doce fica. Uma boa dica é tentar não adoçar com açúcar nem com adoçante, o café é naturalmente doce.
Equilíbrio: É o conjunto de todas as características que citei a cima. O ideal é uma bebida harmoniosa, saborosa e agradável.
Regra básica: A harmonização pode acontecer por similaridade (para acentuar e intensificar sabores como tomar café doce com alimentos açucarados) ou por contraste (que fica na escolha dos ingredientes e alimentos que criam um choque entre sabores, mas ressalta as diferenças de cada um com características opostas, como tomar um café de sabor elevado com uma sobremesa doce).
Uma combinação que dá muito certo é tomar um café espresso com sobremesas mais doces como um chocolate ao leite. Já para acompanhar um meio amargo, a dica é harmonizar com um café de baixa acidez, pois ficam mais intensos no paladar. As sobremesas portuguesas acompanham muito bem um café com acidez mais acentuada. Já os bolos podem ser servidos com o café coado. Além disso, o café pode servir tanto para contrastar com o sabor da sobremesa como para complementar texturas.
A harmonização vai além da nossa imaginação. É possível combinar café com alimentos salgados como queijos, pães e carnes. Queijos mais salgados com cafés mais encorpados, já os suaves como o coalho, com o café coado.
Sempre que harmonizar o café com alimentos, doces ou salgados, tenham o cuidado de escolher os cafés de especiais 100% arábica, para que sua experiência seja ainda melhor.
Dicas Sant`Andrich para incrementar o seu café:
- A canela em pó para cafés gelados ou quentes;
- O conhaque e o whisky por ser uma bebida estimulante como o café, ajuda a esquentar do frio;
- A baunilha usa-se gotas da essência.
O café além de ser um estimulante natural, nos dá o prazer de sentir todo o seu perfil sensorial e o equilíbrio perfeito da harmonização.
Caro leitor, a cafeteria Sant`Andrich, aqui em Lagoa Santa, lhe oferece incríveis experiências de harmonização. Convido você para uma tarde entre cafés especiais encorpados, frutados e blends, onde terão como apreciar métodos de preparo e drinks, onde a essência prevalecerá na autenticidade do café.
Fazemos o seu momento com um bom café Sant`Andrich.