Pelo segundo ano consecutivo, o Café Palhares foi o vencedor da 22ª edição do Comida di Buteco, que aconteceu de 8 de abril a 8 de maio, em Belo Horizonte. O resultado foi divulgado ontem, 23/05, em um evento fechado para convidados.
O bicampeão agradou o paladar dos butequeiros de plantão com o prato Cambito (Jarret suíno acompanhado de farofa crocante). Em segundo lugar ficou o novato Bar da Cíntia e, em terceiro, o veterano Já Tô Inno.
Confira o ranking dos vencedores desta edição:
1º lugar – Café Palhares – Prato: Cambito (Jarret suíno acompanhado de farofa crocante).
2º lugar- Bar da Cíntia – Prato: Bumba-meu-boi (língua de boi recheada com bacon ao vinho,
acompanhada de purê de batata cremoso, champignon e manjericão).
3º lugar – Já Tô Inno – Prato: Bola 8 (Costelinha com canjiquinha acompanhado com creme
de abóbora).
4º lugar – US Motoca – Prato: Acarajé Uai! (Bolinho de feijão com couve e queijo Minas
servido com costelinha assada e desfiada, vatapá de bacon, caruru de quiabo
com Jiló, geleia de pimenta biquinho e vinagrete).
5º lugar – Léo da Quadra – Prato: Dona Hilda (Carnes mistas de porco com grão de bico
acompanhado de farofa e vinagrete da casa)
Paralelamente ao concurso de melhor buteco, alguns estabelecimentos participaram de ações isoladas, que também tiveram votação adicional.
Desafio Rezende – desenvolvido pela Rezende, que incentivou os botecos a criarem receitas utilizando a Linguiça Calabresa Defumada Rezende.
1º lugar – Café Palhares
2º lugar – Bar da Cintia
3º lugar – Santuário Retrô
Concurso Caipirinha Perfeita – o concurso da Caipirinha Perfeita fez com que os inscritos elaborassem a caipirinha tradicional, utilizando a Cachaça 51 Edição Histórica. O vencedor foi Buteco’s Bar.
A mecânica do concurso
O Comida di Buteco elege o melhor buteco de cada circuito e não o melhor petisco! Na primeira etapa, em cada uma das cidades participantes, os butecos pré-selecionados apresentam os petiscos criados especialmente para a competição. O público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão, avaliando quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.
Na segunda etapa, que acontece entre 1 de junho a 6 de julho, uma nova comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas quatro categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe três jurados. Elege-se aí o Melhor Buteco do Brasil, que será conhecido e premiado no mês de julho.
Sobre o Comida di Buteco
O Comida di Buteco nasceu no ano 2000, na cidade de Belo Horizonte, como uma atividade da extinta Rádio Geraes e hoje cobre todo o país, sendo realizado simultaneamente em 21 praças e desde 2016 elege também o Melhor Buteco do Brasil.